Pilates na gestação

O Pilates tem adeptos de todas as idades. A infância pode ser um marco importante da prática, colaborando com o foco, atenção e força muscular, estendendo seus tentáculos para outras fases da vida, tendo ainda maiores resultados. 

 

Em particular, a  gestação tem nesse recurso um importante aliado, pois o Pilates promove fortalecimento do conjunto de músculos abdominais, e dos músculos mais profundos, que ajudará a futura mamãe a ter melhor mobilidade nas atividades diárias, como também, seu parto tende a ser  menos doloroso e mais seguro. O controle respiratório é potencializado com os exercícios solo, além do ganho de força que promove uma melhora no suporte ao peso da barriga, minimizando as dores nas costas. 

A musculatura do assoalho pélvico também é melhorada com os exercícios, diminuindo os riscos de incontinência urinária pós parto.
O sistema linfático é um dos principais afetados pela gravidez, e com isso, é muito frequente a gestante ter edemas importantes nos membros inferiores, impedindo-a muitas vezes de exercer movimentos cotidianos básicos, como calçar um sapato. 
O exercício ajuda na circulação, melhorando o inchaço nos membros, e com isso tem um melhor retorno circulatório, garantindo ao bebê uma melhor nutrição e oxigenação. O controle do stress também ajuda muito no desenvolvimento da criança, devido à redução dos níveis séricos de Cortisol maternos, principal hormônio associado ao Stress.

Esse momento especial da sua vida, merece um reforço redobrado de cuidados. A Fisioterapia atua conduzindo as atividades e principalmente direcionando os atendimentos, respeitando as limitações e potenciais inerentes a cada paciente. 
Curiosidade: O Pilates foi criado em meio ao Caos dos Campos de Concentração Alemães durante a Segunda Guerra. Há exatos 98 anos, Joseph Pilates, um aspirante médico, iniciou ostensivas tentativas de transformar seu tempo e corpo e baseado nos pilares de concentração, respiração, centralização, controle e Fluidez,  ele deu início à essa técnica quase secular que alcançou o mundo.   

Studio Parque
By Aline Silva – Biomédica Hortência Souza – Fisioterapeuta

Inscreva-se na nossa Newsletter
e receba dicas e promoções
Faça seu agendamento online
Siga-nos nas redes sociais
Desenvolvido por Nexo Digital Agency